Fantosmia
- William
- 24 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2022
Fantosmia, também conhecida como alucinação olfativa ou odor fantasma, é a percepção de um odor que não está realmente presente. Isso pode acontecer em uma ou ambas as narinas. A Fantosmia, é frequentemente descrita pela sensação de sentir cheiro de queimado, coisas podres ou estragadas e cheiros fortes. Perceber cheiros fantasmas ocasionalmente é normal e geralmente desaparece sozinho com o tempo. Quando as alucinações deste tipo parecem não desaparecer ou quando elas continuam voltando, pode ser muito perturbador e prejudicar a qualidade de vida da pessoa acometida.
As alucinações olfativas podem ser causadas por condições médicas comuns, como infecções nasais, pólipos nasais ou até problemas dentários ou também podem resultar de condições neurológicas, como enxaquecas, lesões na cabeça, derrames, doença de Parkinson, convulsões ou tumores cerebrais. Em outros casos pode ser um sintoma de transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar, intoxicação ou abstinência de drogas e álcool, ou transtornos psicóticos. Às vezes, as exposições ambientais também são a causa, como fumar, exposição a certos tipos de produtos químicos (por exemplo, inseticidas ou solventes), ou tratamento de radioterapia para câncer de cabeça e pescoço.

Por que algumas pessoas sofrem de Fantosmia?
Muitas pessoas são mais sensíveis a determinados odores, mas que podem ser percebidas de forma distorcida como uma alucinação olfativa - fantosmia. Mas esses cheiros variam de pessoa para pessoa, podem ser cheiros agradáveis ou desagradáveis.
(Créditos) https://www.doctoralia.com.br/

Commentaires