Rinossinusite Crônica
- William
- 30 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2022
Rinossinusite ou simplesmente Sinusite, engloba um grupo de doenças. Todas caracterizadas por inflamação da mucosa do nariz e seios paranasais. Embora esta inflamação seja frequentemente reversível, uma parte significativa dos pacientes ainda apresenta uma forma refratária de Sinusite, conhecida como Rinossinusite crônica.
A Rinossinusite Crônica é uma das condições crônicas mais comuns, afetando cerca de 15% da população. Ela é variável nas suas características e multifatorial na causa. Podendo ser um fator condicionante de inflamação generalizada das vias aéreas.

As condições que contribuem para a persistência da doença são predisposições genéticas que condicionam anormalidades na função do Sistema Imunológico, tais como Alergia e/ou Imunodeficiências Primárias. Os consensos médicos mundiais mostram que Rinossinusite Crônica é a marca registrada das Imunodeficiências Primárias (Erros Inatos do Metabolismo), ao menos em crianças maiores e adultos. Por fim, existe evidência científica que correlaciona esta inflamação a uma perda precoce da função respiratória e à carcinogênese pulmonar. A apresentação clínica da Sinusite Crônica inclui diferentes sinais e sintomas. Alguns deles são rinorreia anterior e/ou posterior, obstrução nasal, febre, mau hálito, dor de cabeça, dor facial e dor periorbital.
(Créditos) https://www.alergiaeimunologia.com.br/

Comentarios